Esperando o amanhecer: as leituras da Vigília Pascal recontadas para crianças

Nota da Tradutora: O conteúdo deste post foi produzido por Amy Rogers Hays para o seu blog e ela me deu autorização para traduzir e disponibilizar aqui para vocês. Eu, Yasmin, nunca participei de uma vigília destas em uma igreja, porém gostei muito desta sequencia de leituras preparada pelo Livro de Oração Comum para esta data e do exercício de imaginação da Amy dos discípulos reunidos recontando esta história. Queria poder usar este material com minha família, e estou disponibilizando para vocês.

A história aqui não chega até o tumulo vazio, recomendo que façam esta leitura no domingo (podem usar esta liturgia para um café da manhã de Páscoa em família).

Acredito que pode ser adaptado de muitas formas e contextos, até mesmo dentro da igreja. Quero agradecer a Adriana que revisou o material e fez grandes melhorias no texto traduzido.

Deus seja louvado nos lares de vocês

Por milhares de anos, os cristãos leram, encenaram e imaginaram a história de Jesus morrendo na cruz por nós na Páscoa. Esta noite, Sábado Santo, fazemos uma vigília – esperamos, oramos e lemos algumas das histórias e poemas do Antigo Testamento que contam como, desde o início, Deus tinha um plano para nos resgatar.

Imagino que tenha sido um pouco do que os primeiros seguidores de Jesus fizeram naquele primeiro Sábado Santo, quando não sabiam que o dia seguinte seria o melhor dia de suas vidas; eles estavam muito tristes e com medo porque Jesus havia acabado de morrer.

Imaginei, que Maria de Betânia estava lá, ouvindo os discípulos contarem essas histórias e poemas pensando em Jesus. Vamos imaginar juntos que estamos esperando com eles? Imaginemos que somos parte da grande história de Deus fazendo e resgatando o mundo enquanto esperamos pela manhã de Páscoa.

Baixe aqui o pdf sem imagens

—-

Amy Rogers Hays

Era pouco depois do pôr do sol. Estávamos com os onze discípulos  no cenáculo e as orações para encerrar o sábado ainda ecoavam no ar. Mas ninguém se mexeu. As portas estavam trancadas e as cortinas fechadas. Jesus havia morrido. O que deveríamos fazer?

Então, na escuridão, o discípulo amado, João, falou: No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.

Gn 1:1-‬3 NVI

E minha irmã Marta, em perfeita sincronia, acendeu uma lamparina a óleo. João acenou para ela e continuou, Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.

Gn 1:4-‬5 NVI

Então João falou dos lugares que Deus criou: no segundo dia, da cúpula celeste separou as águas. No terceiro dia, um monte de terra seca apareceu da água e Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”. E assim foi.

Gn 1:11 NVI

Amy Rogers Hays

Então, João contou como Deus deu à criação de cada dia seus ocupantes: No quarto dia, Deus fez luzes nos céus, estrelas, sol e lua, para sinais e estações. No quinto dia, Deus fez criaturas para as águas e o céu. Então Deus os abençoou, dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra”.

Gn 1:22 NVI

No sexto dia, Deus fez as criaturas da terra; gado, répteis e animais selvagens. Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Gn 1:26,31 NVI

Amy Rogers Hays

Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia, Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.

Gn 2:1-‬3 NVI

E então, Maria, a Mãe de Jesus, que conhecia muito bem todos os salmos, cantou um salmo na sala: “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. Sl 136:1a

E nós respondemos: “O seu amor dura para sempre!” Sl 136:1b

”Ao único que faz grandes maravilhas.” Sl 136:4 a – ela cantou.

O seu amor dura para sempre!” Sl 136:4b – respondemos.

“Que com habilidade fez os céus.” Salmos 136:5, ela cantou.

O seu amor dura para sempre!” Salmos 136:5b, respondemos.

“Que estendeu a terra sobre as águas.” Salmos 136:6, ela cantou.

O seu amor dura para sempre!” Salmos 136:6b, respondemos.

Mas é claro, pensei, não ficou tão bonito e tranquilo no jardim. Tudo deu terrivelmente errado: primeiro a árvore, então o pecado entrou no mundo e no coração das pessoas, até que Deus prometeu começar de novo e deixar as águas do caos virem sobre sua criação.

André deve ter pensado coisas semelhantes, pois começou a nos contar a história de Noé. Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea, e leve também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea, a fim de preservá-los em toda a terra. Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz”.

Amy Rogers Hays

E, depois dos sete dias, as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. Quarenta dias durou o Dilúvio, e as águas aumentaram e elevaram a arca acima da terra. As águas prevaleceram, aumentando muito sobre a terra, e a arca flutuava na superfície das águas.

Gn 7:1-‬4, 10, ‬12, ‬17-‬18 NVI

Passados quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca. Esperando que a terra já tivesse aparecido, Noé soltou um corvo, mas este ficou dando voltas. Depois soltou uma pomba para ver se as águas tinham diminuído na superfície da terra. Mas a pomba não encontrou lugar onde pousar os pés porque as águas ainda cobriam toda a superfície da terra e, por isso, voltou para a arca, a Noé. Ele estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e a trouxe de volta para dentro da arca. Noé esperou mais sete dias e soltou novamente a pomba. Quando voltou ao entardecer, a pomba trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra. Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba, mas dessa vez ela não voltou.

Gn 8:6-‬12 NVI

Sempre gostei dessa parte. O corvo procurando por terra seca. Então, a pomba procurou semana após semana até encontrar o menor sinal da criação refeita de Deus terra seca produzindo vegetação.

Então Deus disse a Noé: “Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles.

Gn 8:15-‬16 NVI

Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele: “Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes, E Deus prosseguiu: “Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra.

Gn 9:8-‬9, ‬12-‬13 NVI

Amy Rogers Hays

André movimentou a mão formando um arco, como o arco-íris no céu.

Então, Maria nos fez cantar outro salmo: “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria”

Salmos 46:1-3

Queria salientar que me senti com medo e sozinha. Suponho que Marta também se sentisse assim, pois se levantou e murmurou algo sobre torrar pão para todos comerem. Eu sei que é o jeito dela, embora nenhum de nós tenha comido e não posso imaginar que vamos querer comer quando ela trouxer o pão. Mas, não dissemos nada e a deixamos trabalhar sua dor ao servir.

Então, Mateus começou a contar uma história que sempre achei difícil. Sobre Abraão e Isaque, depois das promessas de que Deus faria deles uma grande nação e lhes daria um belo lar; Abraão não acreditou e decidiu agir por conta própria. E então Deus, . . . bem, André contou melhor.

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”. Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”. Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E, caminhando os dois juntos,

Gn 22:1-‬2, ‬6 NVI

Lá embaixo, posso ouvir Marta empilhando lenha, preparando-se para acender uma fogueira.

Isaque disse a seu pai, Abraão: “Meu pai!” “Sim, meu filho”, respondeu Abraão. Isaque perguntou: “As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

Gênesis 22:7-‬8, 9

Amy Rogers Hays

Posso sentir o cheiro da fumaça vindo do fogo da cozinha que Marta acendeu.

Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.

Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

“Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. “

Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho.

Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.

Gênesis 22:10-14

Amy Rogers Hays

Estou chorando. Estou pensando em Jesus morrendo na sexta-feira. Estou pensando que não havia outro carneiro, havia apenas Jesus. Filho de Deus, Filho do Homem, Cordeiro de Deus, morto pelo homem.

E Maria cantou baixinho: “Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio.” Salmos 16:1

Repetidamente, ela cantou esse verso. Eu não sabia o que estávamos esperando, mas sabia que estávamos esperando.

Então, em meio ao silêncio, Tomé começou a contar a grande história da Páscoa. É claro que a havíamos contado alegremente com Jesus, dias antes. Mas, Tomé parecia pensar que precisávamos ouvi-la de novo. Moisés nos conduzindo para fora do Egito, Deus nos conduzindo em uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo à noite; e isso depois de dez pragas abrirem a mão do Faraó, apenas para que ele tentasse nos arrebatar novamente à margem do Mar Vermelho.

Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor.

Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.

Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram,

e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar.

Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar. Quando os egípcios estavam fugindo, foram de encontro às águas, e o Senhor os lançou ao mar.

As águas voltaram e encobriram os seus carros de guerra e os seus cavaleiros, todo o exército do faraó que havia perseguido os israelitas mar adentro. Ninguém sobreviveu.

Êxodo 14:10,13,21,22,23, 27,28

Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.

E Miriã lhes respondia, cantando: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro”.

Êxodo 15:20,21

Amy Rogers Hays

Eu me pergunto: quando Deus voltará para guiar Seu povo tão de perto, como uma nuvem de dia e uma torre de fumaça à noite, como Ele fez quando tirou nosso povo do Egito? Pensávamos que era Jesus, Jesus que andou conosco e conversou conosco e nos curou e nos batizou em uma nova maneira de ser.

Então, Maria cantou para nós, de Isaías, como Miriã cantou sobre Israel:

Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel. Os que forem deixados em Sião e ficarem em Jerusalém serão chamados santos: todos os inscritos para viverem em Jerusalém. Quando o Senhor  tiver lavado a impureza das mulheres de Sião, e tiver limpado por meio de um espírito de julgamento e de um espírito de fogo o sangue derramado em Jerusalém, o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre aqueles que se reunirem ali uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite. A glória tudo cobrirá e será um abrigo e sombra para o calor do dia, refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.

Isaías 4:2-6

Amy Rogers Hays

Então, Tiago recitou outro poema do profeta Isaías:

“Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.

Amy Rogers Hays

Isaías 55:1,2

Nesse momento, Marta apareceu com uma travessa cheia de pão torrado e uma jarra de vinho aquecido. E todos quase riram! É claro que não conseguimos rir, mas a sombra de um sorriso estava em nossos lábios. Como eu disse, a sincronia da minha irmã é perfeita! Demos graças e partimos o pão que, afinal, podíamos comer, e continuamos ouvindo Tiago:

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.

“Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

Isaías 55:8,9

Então, Maria cantou outro trecho de Isaías: Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação. Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado. Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas  gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo. Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 12:2-6

Comi meu pão e pensei em Deus alimentando os israelitas com o maná e Jesus alimentando os cinco mil.

Então, Pedro falou. Eu não tinha, até então, percebido que Pedro tinha ficado quieto. Mas então eu reconheci que Pedro tinha ficado quase sem palavras. Ele, que geralmente é barulhento e alegre, que salta primeiro e olha depois. Mesmo quando ele falava, era quase um sussurro.

Amy Rogers Hays

” ‘Pois eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra. Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 36:24-26

Amy Rogers Hays

Aqui, a voz de Pedro falhou. E ele chorou e chorou, e ninguém disse uma palavra. Não sabíamos, então, como Pedro havia seguido Jesus; mas, com medo e pânico, o negou três vezes. Não conhecíamos a vergonha esmagadora que se misturou com a dor de Pedro. Mas então Pedro, com grandes respirações ofegantes, terminou a promessa do profeta Ezequiel: “e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.”

E Maria cantou baixinho, baixinho, as antigas palavras do Salmo: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus? “

Salmos 42:2,3

Então, Bartolomeu falou de Ezequiel, o profeta, quando o Senhor o colocou em um vale de ossos secos e lhe disse para profetizar aos ossos, dizendo:

Amy Rogers Hays

Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “. E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!

Ezequiel 37:4-7, 10

Amy Rogers Hays

Claro, agora estou pensando em meu irmão; em Lázaro. Lázaro que morreu. Lázaro que enterramos. Lázaro, por quem choramos durante dias. Lázaro que Jesus amou e ressuscitou dos mortos. Eu sei que homens mortos podem viver. Eu vi isso. Eu sei que ossos secos podem, pela Palavra do Senhor, ser reavivados. Se apenas…

Então, Bartolomeu continuou: Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’. Porei o meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, palavra do Senhor’ “.

Ezequiel 37:11, 14

Amy Rogers Hays

E Maria cantou :

Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.

Salmos 143:8

Então, percebi que era quase de manhã. Marta está recolhendo xícaras vazias e varrendo migalhas. De alguma forma, tínhamos sobrevivido a mais uma noite. E as mulheres tinham trabalho a fazer: ir ao sepulcro e ungir o corpo de nosso Senhor. Não houve tempo suficiente na sexta-feira para fazer um trabalho adequado.

Na semana anterior, eu havia derramado nardo nos pés de Jesus, e o cheiro do perfume caro encheu a casa inteira. Ele disse que eu o estava ungindo para seu enterro. Eu adorava sentar-me aos pés de Jesus, e me senti movida a lavá-los, o que pareceu extravagante e tolo. Agora, é todo o seu corpo que precisa de especiarias e óleos.  

Eu posso ouvir Felipe começar uma passagem de Sofonias enquanto me levanto e me preparo para sair:

Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém!

O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum.

Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”.

salvarei os aleijados e ajuntarei os dispersos.

naquele tempo os trarei para casa”, diz o Senhor.

Sofonias 3:14-20

Amy Rogers Hays

Ao sairmos, pude ouvir Maria cantando seu Salmo: Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

Salmos 126:5,6

Estou carregando sementes de especiarias e estou chorando. Como eu poderia voltar com alegria? As especiarias e unguentos são pesados, mas sabemos o caminho para o túmulo. E logo nos perguntamos, quando os primeiros tentáculos da aurora começam a iluminar o céu, quem rolará a pesada pedra para nós à entrada do túmulo?

Amy Rogers Hays

Vigília Pascal, Livro de Oração Comum

Seleções das Escrituras em itálico retiradas da Nova Versão Internacional 

Esta adaptação da Vigilia pascal foi escrita por Amy Rogers Hays e publicado no seu blog originalmente em inglês http://amyrogershays.com/2021/03/20/waiting-for-the-dawn-the-easter-vigil-readings-retold-for-children/

Foi traduzida e adaptada por Yasmin Pinheiro Borba, Amsterdam NL
Revisado por Adriana De Oliveira, Recife BR
Abril de 2022

Para Casa Candeia

A história da Criação : Gênesis 1:1–2:2 e Salmo 136  

Dilúvio : Gênesis 7-9:8 e Salmo 46

O sacrifício de Isaac por Abraão : Gênesis 22:1-18 e Salmo 16 

A libertação de Israel em o Mar Vermelho Êxodo 14:10–15:1 e a Presença de Deus em um Israel renovado Isaías 4:2-6

Salvação oferecida gratuitamente a todos : Isaías 55:1-11 & Isaías 12:2-6

Um ​​novo coração e um novo espírito : Ezequiel 36:24-28 e Salmo 42 

O vale de ossos secos : Ezequiel 37:1-14 e Salmo 143

A reunião do povo de Deus : Sofonias 3:12-20 e S

Deixe um comentário